quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Movimento no aeroporto aumenta 220% em cinco anos 24/09/2013

O movimento de passageiros no Aeroporto Bartholomeu de Gusmão de Araraquara aumentou 220% entre 2009 e 2013, no acumulado dos oito primeiros meses do ano, segundo dados do Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo).


De janeiro a agosto deste ano, 16.483 passageiros utilizaram o aeroporto. No mesmo período em 2009, foram 5.151 passageiros. Segundo o prefeito Marcelo Barbieri, os números tendem a aumentar com o início dos voos regulares da Azul Linhas Aéreas, previsto para novembro deste ano.

Os dados do Daesp mostram que o Bartholomeu de Gusmão é o décimo aeroporto do interior do Estado de São Paulo em movimento de passageiros, sem contar o Aeroporto de Viracopos. Levando-se em consideração os aeroportos sem voos regulares, Araraquara fica na quarta colocação estadual.










Voos regulares


A entrada da Azul marca a retomada dos voos regulares desde 2007. Os voos devem atender a demanda do município de Araraquara e também de cidades vizinhas.

Para o prefeito Marcelo, a volta dos voos regulares é uma conquista para a cidade e região e um impulso para a economia local. “A ampliação do aeroporto e os voos regulares são fundamentais para as empresas e negócios da região e também para a população que cada vez mais utiliza esse meio de transporte”, explica.







investimentos


O início dos voos regulares em Araraquara foi viabilizado graças aos investimentos de R$ 7,4 milhões, com recursos do Governo do Estado, para construção do novo terminal de passageiros, adequação da pista de rolamento e implantação de sistema viário. A Prefeitura também investiu cerca de R$ 500 mil em obras de iluminação do estacionamento e remodelação das sinalizações horizontais e verticais.

O terminal de passageiros passará de 210 m² para 1.600 m², oito vezes o tamanho atual e comportará salas de embarque e desembarque, área para check-in e espaços comerciais para lojas e locadoras de veículos. A obra foi iniciada em fevereiro de 2012 e deverá ser concluída em outubro.

Já a pista do aeroporto poderá ser ampliada em 700 metros, passando dos atuais 1.800 metros para 2.500 metros, tornando-a apta a receber voos de carga. Atualmente, no interior do Estado de São Paulo, somente o aeroporto de Viracopos em Campinas tem capacidade de receber aviões de carga. O investimento é do governo federal.





A proposta de ampliação da pista foi discutida entre o prefeito Marcelo Barbieri e o ministro Moreira Franco e recebeu parecer favorável da Secretaria Nacional de Aviação Civil. 

Segundo o prefeito, a ampliação da pista vai tornar o aeroporto um dos mais importantes do interior do Estado. “Os investimentos dos governos do Estado e da Federação mostram a importância política e econômica de Araraquara no cenário nacional e irão gerar mais investimentos, renda e emprego no município e região”, afirma.

Nessa segunda-feira (23), o prefeito Marcelo esteve no aeroporto conferindo a conclusão das obras do novo terminal, que deverá estar pronto para operar até o final de outubro.

Total de passageiros de janeiro a agosto

2009 – 5.151
2010 – 8.261
2011 – 10.704
2012 – 14.434
2013 – 16.483 




Fonte: http://araraquara.sp.gov.br

Um comentário:

  1. LANCHONETE: Café 14 Bis (AMÉRICO FERNANDO MONTAGNA PIRATININGA – ME)

    LOCADORA: LOCALIZA RENT A CAR S/A.

    Diário Oficial Poder Executivo - Seção I sábado, 5 de outubro de 2013 -
    142 – São Paulo, 123 (189)

    ResponderExcluir