quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Aeroporto deve ser inaugurado no dia 25 de novembro

A inauguração do novo terminal de passageiros do aeroporto Bartholomeu de Gusmão está prevista para o dia 25 de novembro deste ano. A informação foi dada pelo prefeito Marcelo Barbieri após reunião com o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, nesta quarta-feira (16), em Brasília. A data foi definida em conjunto com o superintendente do Daesp, Ricardo Volpi.


Prefeito Marcelo e ministro Moreira Franco conversam sobre novo 
terminal de passageiros do aeroporto de Araraquara


O novo terminal está sendo construído com recursos do Governo do Estado na ordem de R$ 7,4 milhões. A Prefeitura investiu cerca de R$ 500 mil em toda a iluminação do estacionamento e na sinalização do entorno.
O Bartholomeu de Gusmão deve voltar a ter voos regulares da Azul Linhas Aéreas no mesmo dia da inauguração. As passagens devem começar a ser vendidas já em outubro.

Segundo o diretor do Daesp Antonio Carlos Dinato, o aeroporto deve empregar cerca de 70 profissionais na operação das linhas comerciais, seguranças, locadoras, bombeiros e cantina. Desse total, 16 são agentes de proteção e quatro supervisores, que irão passar por curso exigido pela Anac (Agencia Nacional de Aviação Civil).

Segundo o prefeito Marcelo, o ministro da Aviação reforçou o interesse em fazer a ampliação da pista do aeroporto de Araraquara, que poderá passar dos atuais 1.800 metros para 2.500 metros, tornando-a apta a receber voos de carga. Atualmente, no interior do Estado de São Paulo, somente o aeroporto de Viracopos em Campinas tem capacidade de receber aviões de carga.

A convite do prefeito, o ministro Moreira Franco deverá comparecer à inauguração do novo terminal em Araraquara, juntamente com o governador de São Paulo Geraldo Alckmin, responsável pela obra.

Também acompanharam a visita a Brasília, os secretários municipais Orlando Mengatti Filho, o Nino (Governo) e Antonio Martins (Desenvolvimento Sustentável e Agricultura).

Prefeito Marcelo e ministro Moreira Franco acompanhados dos 
secretários Antonio Martins e Nino Mengatti

Obras

O terminal de passageiros do aeroporto passará de 210 m² para 1.600 m², oito vezes o tamanho atual e comportará salas de embarque e desembarque, área para check-in e espaços comerciais para lojas e locadoras de veículos. A obra foi iniciada em fevereiro de 2012.

“Os investimentos dos governos do Estado e Federal mostram a importância política e econômica de Araraquara no cenário nacional e irão atrair outros investimentos, renda e emprego no município e região”, afirma o prefeito.

Voos regulares

A entrada da Azul marca a retomada dos voos regulares desde 2007. Os voos devem atender a demanda do município de Araraquara e também de cidades vizinhas. O aeroporto de Araraquara movimentou, no ano de 2012, 21.709 passageiros e 18.811 pousos/decolagens. De janeiro a julho de 2013, foram registrados 14.558 passageiros e 11.646 pousos/decolagens.

Para o prefeito Marcelo Barbieri, a volta dos voos regulares é uma conquista para a cidade e região e um impulso para a economia local. “A ampliação do aeroporto e os voos regulares são fundamentais para as empresas e negócios da região e também para a população que cada vez mais utiliza esse meio de transporte”, explica. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário